Diferença entre as resinas epóxi e poliéster.
A resina poliéster é um sistema completamente diferente da resina de epóxi, a vantagem da resina de poliéster é que seu custo é de 2 a 3 vezes mais baixo que a de epóxi, conseguimos mais facilidade no controle e produção em escala por conta da sua a secagem que é controlada pelo catalizador MEKP. A desvantagem é a sua permeabilidade, pois na secagem dos solventes torna a resina porosa, absorvendo água lentamente com o uso, destruindo as características mecânicas (com o tempo a prancha fica mais pesada). A relação resina e fibra de vidro é quase 2 vezes a mais que a de epóxi.
A resina epóxi é um material mais nobre, não possui solventes e sua polimerização (cura) só ocorre quando os dois componentes (Resina Epóxi e Endurecedor) cada na sua proporção são misturados, a desvantagem além de custo maior é a necessidade de controlar a temperatura e umidade no processo de produção e necessidade de pós cura em estufa (o mais indicado). O uso de resina epóxi em pranchas de Surf se bem executado resulta em prancha mais leves e rígida. No caso da resina de poliéster ela continua curando (“secando”) ao longo do tempo, tendo mais chances de ter rachaduras e quebras (teck), enquanto a resina epóxi uma vez curada e pós curada mantém suas características físicas e químicas integrais.
Leveza, durabilidade e liquidez na revenda de sua prancha por conta da aparência da prancha praticamente permanece a mesma de quando nova.
Fonte: Ukulele
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!