A fibra de carbono e sua aplicação no carro

O mundo automotivo sempre tentou evoluir e continuar a melhorar em todos os aspectos. Um material que é cada vez mais integrados nesta indústria é a fibra de carbono , também conhecido como CFRP (Carbon Fiber Reinforced Plastic). Durante alguns anos eu tenho visto em carros desportivos, mas ultimamente também está atingindo carros mais convencionais com a qual podemos dobrar nossa rua abaixo.

Mas as primeiras coisas primeiro, o que é fibra de carbono? A teoria que diz que é um material composto de átomos de carbono que formam fibras finas (5 a 10 mícrons). Trança as fibras entre si elevados fios de resistência são criados. Juntando-se as centenas de estes tópicos são criados fibra de carbono tecidos que vai então criar a base para as partes semelhantes.

Isto requer, é necessário um processo mais elaborada, a colocação de fibras de carbono em moldes de tecidos e o tratamento com uma série de resinas de termocura . Este método não é o único, mas um dos mais utilizados. Assim consegue-se remover ar, adaptar a teia para moldar e compactação resinas. Uma vez que o processo está acabado terá o pedaço de fibra de carbono, o qual pode receber outros tratamentos , tais como ferro das suas bordas ou apenas pintura ela .

Embora vem do mundo da aviação, o fato é que a fibra de carbono e CFRP tornou-se muito popular na competição . Fórmula 1 têm muitos componentes feitos neste material se pelas suas propriedades. É mais forte do que o aço e mais resistente do que o alumínio, mais nenhuma corrosão de metais e, por conseguinte, uma maior durabilidade.

Outra das suas principais vantagens é a leveza . Com tal alta resistência que permite a utilização de menos material para atingir a mesma resistência como uma peça de metal. O resultado será uma economia bastante significativa, o que é precisamente o que eles olham para as marcas em alguns de seus modelos. Ele também tem uma elasticidade maior do que a dos metais.

O inconveniente é a complexidade do seu processo de fabrico . Isso fará com que o preço a subir rapidamente , e essa é a principal razão que normalmente fibra de carbono é mais difundida em alta – esportes finais . Usando resinas termofixas reciclagem também é complicado, mas isso é algo que pode ser melhorado no futuro com o uso de resinas termoplásticas.

Hoje em fibra de carbono carros é usado em lugares diferentes . Às vezes, o uso é puramente cosmética e irá não afetar o desempenho. Um exemplo desta forma de realização é que as caixas de espelho ou inserções feitas dentro deste material. Nos outros esportes radicais que têm de procurar a sua leveza e força para melhorar o seu comportamento dinâmico.

Neles podemos ver alguns painéis de carroçaria de fibra de carbono, tais como a capota ou o telhado. Também é utilizado em componentes aerodinâmicas tais como destruidores, difusores ou deflectores de ar. Pelo outro lado são aqueles que usam directamente o chassi de fibra de carbono , que procuram para aliviar o peso total enquanto que a resistência é adquirida. Esta tendência de seguros vai aumentar no futuro se aplicam a novas áreas.

Nos últimos meses, temos sido capazes de ver a sua aplicação em pneus . Primeiro vimos as rodas de fibra de carbono em Koenigsegg, mas recentemente atingiu um outro como o Ford GT , a BMW M4 GTSou o Porsche 911 Turbo S Séries Exclusivo , modelos significativamente mais baratos. Eles são mais fortes e mais leve do que uma liga, além de esteticamente atraente.

fibra de carbono e CFRP já está no mundo automotivo e seu futuro é brilhante . As chances são de que o desenvolvimento da tecnologia e do processo de fabrico obter menor o custo deste material. Desta forma, ele começa a ser acessível para marcas e usuários , superior que foi um dos seus principais inconvenientes. Diante disso, podemos ter certeza de que seu uso será estendido consideravelmente nos próximos anos.

Fonte: Coches

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