Volvo lança o XC40, que chega ao Brasil no início de 2018

SUV compacto inédito terá pela frente rivais como Mercedes GLA, Audi Q3 e BMW X1, desembarcando aqui entre março e abril

 Revelado pela Volvo em transmissão ao vivo no Facebook, o inédito XC40 marca a entrada da fabricante sueca no crescente segmento de SUVs compactos. As vendas na Europa terão início em 2018 com preços partindo de R$ 117.932 (27,905 libras). No Brasil, o modelo já está confirmado para desembarcar entre março e abril do próximo ano, com unidades importadas da China. O preço por aqui deve ficar no mesmo patamar dos rivais BMW X1Mercedes-Benz GLA e Audi Q3.
A plataforma do XC40 é a modular CMA para carros compactos de Volvo e Geely, base já presente nos modelos 01 e 03 da chinesa Link & Co. O novo SUV da marca conta com cinco opções de motor, todos 2.0 quatro cilindros turbo, sendo três a gasolina (T3 de 156 cv, T4 de 190 cv e T5 de 258 cv) e dois a diesel (D3 de 150 cv e D4 com 190 cv).

Todos contam com transmissão automática Aisin de oito marchas, porém as versões de entrada equipadas com motores T3 e D3 podem ser equipadas com câmbio manual de seis marchas. Tração nas quatro rodas está disponível apenas para os motores mais potentes T5 e D4. Haverá uma versão híbrida plug-in com um inédito motor três cilindros a ser lançada em breve.

Estilo próprio

Visualmente o Volvo XC40 se distancia dos demais modelos da marca. Ele não traz o mesmo estilo sóbrio de XC60 e XC90, apostando na jovialidade com linhas mais agressivas e carroceira quadrada. O teto com pintura contrastante segue a tendência do segmento.

Na dianteira, os faróis de LED em forma de T (ou Martelo de Thor, como chama a Volvo) marcam presença em conjunto com a grade frontal invertida, pintada em preto na versão R- Design ou cromada na Momentum e na Inscription.  As lanternas traseiras na coluna são finas e invadem a lateral, enquanto a tampa do porta-malas, praticamente lisa, levou a placa para o para-choque. Serão diversas opções de rodas de liga leve, indo de 18 a 21 polegadas.

Por dentro, ele segue a linguagem visual da marca com central multimídia com tela de 9 polegadas dominando a porção central do painel. O volante é semelhante ao usado nos irmãos maiores, porém tem miolo retangular e pegada esportiva. Destaque para a faixa central no painel que pode receber textura de alumínio, fibra de carbono ou laca, dependendo da versão. Saídas de ar com aros cromados centrais dão um ar mais moderno ao XC40. Já a alavanca de câmbio feita de cristal na versão Inscription agrega uma elegância extra.

Segurança sueca

Ainda que alguns itens apareçam apenas como opcionais, o XC40 vem recheado com equipamentos de segurança, com todo Volvo. Entre os detaques há frenagem autônoma de emergência, detector de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, faróis com iluminação adaptativa, assistente de estacionamento, sistema de câmeras 360º e carregamento de celular sem fio.

Inédito na marca, o sistema de compartilhamento eletrônico de chave feito pelo sistema Volvo On Call permitirá, por meio de aplicativo para celular ou smartwatch, destravar as portas e ligar o motor para ativar o ar-condicionado – a função, no entanto, não permite que o veículo seja conduzido sem a chave.

Para comemorar o lançamento, o Volvo XC40 contará com a série especial First Edition. Ela será ofertada apenas com os motores T5 e D4 e tem visual baseado na esportiva R-Design. De série, ela vem equipada com teto solar panorâmico, sistema de som premium da Harmon Kardon, porta-malas com abertura elétrica por aproximação, quatro bancos com aquecimento, controle de cruzeiro adaptativo e carregamento sem fio para smartphone.

Fonte: iCarros

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *