Como escolher uma prancha de SUP adequada para meu peso e tamanho?

Tem o sonho de se jogar na água e praticar Stand Up Paddle, remar tranquilo longas distâncias para curtir a natureza? Até mesmo descer uma corredeira? Tantas experiências inovadoras sem o equipamento ideal não dão certo.

Foto: DINO

Antes de mais nada temos algumas informações que valem para qualquer busca da prancha perfeita:
O comprimento, a largura e altura de uma prancha são as coisas que definem para qual atividade ela é ideal.

 Por exemplo, uma prancha comprida auxilia na velocidade, já a largura auxilia no equilíbrio, quanto mais larga, mais estável e a altura está relacionada com a flutuabilidade, quanto mais alta, mais peso aguenta.

A maioria das lojas e sites sobre Stand Up Paddle se referem ao tamanho e largura de uma prancha a partir de pés e polegadas, pode até parecer complicado mas não é tanto. Veja na imagem aqui do post as medidas referentes.

Como cada prancha serve para uma atividade diferente, iremos apresentar os modelos e dicas para facilitar na escolha da melhor prancha para você.

Muito mais lazer com uma SUP Funboard!

Essa prancha é para quem procura lazer, pois ela pode ser utilizada tanto para pegar ondas pequenas quanto para remar em águas tranquilas. É a melhor escolha para iniciantes. São longas, largas e grossas causando estabilidade, flutuabilidade e conforto.

São ótimas para pegar as primeiras ondas e para aprender a remar. Passear na água com o cachorro ou com as crianças também é uma ótima opção. É perfeita para se divertir, já que é a melhor opção para a família toda.

A Funboard produzida pela Star Sup é feita com o mesmo material das pranchas WhiteWater – para descer corredeiras, tem 9, 64′ pés de comprimento e 34* polegadas de largura, isso significa 2,93 de comprimento e 86 centímetros de largura. É também alta, com 20 centímetros, o que faz a prancha suportar até 200 quilos. Independente do peso ou altura, basta você se divertir e remar.

Surfar em uma prancha de stand up paddle é possível!

Especialmente feita para pegar ondas enquanto rema, a maioria das pranchas específicas para essa categoria são pequenas, variando de 7′ a 10′ pés de comprimento e de 28* a 32* polegadas de largura. Mas tudo depende da habilidade e gosto do atleta. Quanto menor for a prancha mais fácil será para fazer as manobras. Elas costumam ser baixas, isso significa menor flutuabilidade e que aguenta menos peso. Ideal é para pessoas baixas e com até 90 quilos.

Se o objetivo é aventurar-se em longas distâncias em águas calmas para curtir a natureza, essa será sua melhor opção. Com pelo menos 12′ pés de comprimento e uma largura que varia de 28* a 33* polegadas, essa prancha é confortável, tem velocidade e é de fácil equilíbrio. São mais altas e compridas para suportar o peso de mochilas e de pessoas até 130 quilos.

Para campeonatos de Stand UP Paddle!

Se você gosta de corridas a melhor prancha é a Race, as competições variam de 100 metros a 20 quilômetros. As pranchas são compridas, com no mínimo 12′ pés e bem estreitas, chegando a 22* polegadas, elas são muito rápidas. Mas é preciso experiência para subir em uma dessas, pois é mais difícil manter o equilíbrio. Por ser muito pequena é indicada para pessoas de até 80 quilos. São extremamente leves devido ao material utilizado na fabricação, normalmente fibra de carbono.

Adrenalina e corredeira!

Essa é para quem quer viver com a adrenalina, feita para descer corredeiras, a modalidade mais radical do SUP. A utilização de acessórios de segurança são obrigatórios, e é necessário ter experiência no esporte. A prancha é produzida com material altamente resistente, como polietileno ou são pranchas infláveis. Devem ter largura entre 30* e 35* polegadas e comprimento de 10’a 12′ pés. Precisam ser altas e longas e além do mais, suportam muito peso, chegando a 180 quilos. O peso da prancha depende de qual você irá escolher, as infláveis são de fácil transporte, mas não se esqueça da bomba de ar!


Website: https://www.starsup.com.br/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *