Dahua lança drone profissional para áreas extremas de fibra de carbono

Drone produzido pela fabricante chinesa consegue voar sob temperaturas extremas de -20°C a 60°C

Em situações extremas, como queimadas em florestas, enchentes ou até mesmo acidentes de trânsito, as informações rápidas e em tempo real, com visualização completa dos acontecimentos, são uma ferramenta para salvar vidas. No entanto, nem sempre é possível chegar a estes locais facilmente – muitas vezes, impossível. Onde a ação humana não é suficiente, a Dahua Technology acredita que os drones podem ocupar esta lacuna e transmitir imagens com riqueza de detalhes para oferecer às equipes de resgate uma visão ampla e realista, oferecendo dados para que as autoridades decidam o melhor caminho para solucionar o incidente antes mesmo de chegarem à área afetada.

Para assumir esta tarefa, a fabricante chinesa investiu na pesquisa e desenvolvimento de drones de nível militar e profissionais, fabricados em fibra de carbono ultraleve, com capacidade de voar sob temperaturas extremas de -20°C a 60°C, alto-falantes para a transmissão de avisos e instruções, compatibilidade com câmeras PTZ com imagem em alta definição e até imagens térmicas, para criar mapas de calor. Para a ISC Brasil, a empresa apresentará o modelo X820, que pesa cerca de 3 kg e atinge com velocidade de até 54 km/h. Controlado por um sistema único e integrado, com capacidade para ser dirigido via GPS e tecnologia Safe Return, que garante que o retorno seguro para a base em caso de perca ou bateria fraca.

O equipamento pode ser utilizado em diversas áreas. Em utilities, na manutenção de linha de transmissão e atividades operacionais onde hoje são utilizados helicópteros. Em rodovias, para ação rápida em pontos onde ocorrem acidentes, desvios e análise pré-operação de tráfego. Em áreas de risco, onde o acesso é ruim e por problemas relacionados à desastres e a defesa civil. E para uso de corpo de bombeiros, Samu, eventos, protestos, entre outros.

Pontes com rachaduras, buracos, placas de trânsito amassadas, todos estes problemas comuns à zeladoria municipal podem ser identificados de maneira mais eficiente através das imagens captadas por drones. A visão privilegiada e a possibilidade de se aproximar efetivamente do problema, oferece à administração pública as informações necessárias para solucionar estas demandas de maneira mais proativa.

Combinados com a câmera térmica Dahua, é possível obter até informações mais estruturais, como a presença de vazamentos, por exemplo. Mas cabe ressaltar que as possibilidades são muitas, desde acompanhar o tráfego, até identificar construções irregulares no alto de prédios, ou locais cercados.

A manutenção de parques, córregos, piscinões, áreas de descarte irregular de lixo, também são pontos sensíveis e que se beneficiam do monitoramento e das imagens para autuar infratores ou decidir o melhor momento para uma nova ação de limpeza, intervenção ou novas obras.

1 responder
  1. José Algusto
    José Algusto says:

    Este tipo de Drones sera bom para bombeiros em caso de incêndios em regiões de difícil acesso. Que bom que estão investindo nos Drones para segurança e não apenas como um brinquedo.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *