Avião russo Sukhoi PAK FA promete revolucionar o combate aéreo

A Força Aérea Russa está a testar aquele que promete ser o avião-caça mais inovador do mundo. Conhecido oficialmente como Sukhoi PAK FA mas já conhecido pelos fãs de aviões militares pelo seu nome de código T-50, o avião está em fase de testes desde 2010 e vai entrar ao serviço em 2018. Vai ser a primeira aeronave militar russa a utilizar tecnologia anti-radar e promete ser mais rápido e ágil que qualquer avião de combate em atividade.

 O PAK FA foi desenvolvido pela Sukhoi mas vai ser construído nas fábricas da KnAAPO (Komsomolosk) e da NAPO (Novosibirsk), especializadas em produtos para uso militar. O T-50 é o nome dado a oito protótipos atualmente a ser testados pela Força Aérea Russa e também vai servir de base para um modelo idêntico das Forças Armadas Indianas. O custo de cada unidade é de 46 milhões de euros, um terço do custo unitário do rival americano F-22 Raptor.

Na Rússia, o Sukhoi PAK FA vai substituir o MiG-29 e Su-27. A carroçaria usa materiais compósitos em quase toda a sua estrutura, e foi idealizada para absorver ondas de radar de alta frequência. Em termos de armamento, este vai ser guardado internamente para não afetar o desempenho anti-radar. Mesmo assim, espera-se que seja capaz de transportar até uma grande variedade de mísseis e tem ainda um canhão de 30 mm. Vai poder ser usado para combates ar-ar e para atingir alvos em terra. No cockpit, estão disponíveis dois ecrã LCD multi-funções com 38 cm. Os dois motores Saturn AL-31 vão permitir-lhe atingir velocidades de Mach 2.0 (2140 km/h) e uma autonomia de 3500 km.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *