4 vantagens da fibra de vidro comparado a outros materiais

Com o avanço da tecnologia dos materiais, muitos compostos foram descobertos, apresentando vantagens em pontos como segurança, economia e qualidade. A fibra de vidro é um destes inovadores materiais que vem sendo aplicados em uma infinidade de objetos por conta das suas características únicas.

Você conhece as aplicações da fibra de vidro ou deseja saber o que há nela para receber tamanho destaque? Descubra no post de hoje!

O que é a fibra de vidro?

A fibra de vidro é um material produzido a partir da união de filamentos extremamente finos e flexíveis de vidro com alguma resina, normalmente poliéster. O polímero produzido mescla as propriedades dos materiais contidos em sua produção, gerando uma fibra leve, altamente resistente e com propriedades únicas e excelentes para diversas aplicações.

As vantagens da fibra de vidro

A fibra de vidro possui inúmeras propriedades de interesse na indústria, tornando-a um material extremamente versátil.

    1 – Leveza

A leveza apresentada pela fibra, 30% inferior a dos aços, por exemplo, e com propriedades térmicas e mecânicas similares, ajuda na criação de peças mais leves. Com relação às propriedades térmicas, a baixa condutividade torna a fibra muito útil em processos na qual o isolamento é essencial, como na construção civil. Além disto, também apresenta baixa condutividade elétrica.

    2 – Segurança

No quesito segurança, as já mencionadas resistências elétrica e térmica são acompanhadas pelo fator de a fibra de vidro não ser combustível, praticamente anulando o risco de incêndios por quaisquer motivos.

    3 – Economia

Um dos principais atrativos que a fibra de vidro apresenta está no fator econômico. A baixa degradabilidade apresentada em decorrência da sua resistência a ambientes alcalinos e salinos ou radiação ultravioleta, faz da fibra um material que oferece maior longevidade, reduzindo os gastos com manutenção, além de possuir menor custo de mão de obra devido as suas características de trabalho.

    4 – Resistência

Se o vidro contribui em boa parte com a resistência física, as resinas empregadas, específicas para determinadas aplicações, agregam um fator de resistência química à fibra, além de auxiliar na higiene devido a não presença de poros no material.

O que pode ser produzido com a fibra de vidro?

As variadas propriedades físicas e químicas apresentadas pela fibra de vidro faz deste material um grande constituinte dos mais variados processos.

  • Na confecção de peças, a facilidade de se trabalhar com a fibra permite a produção em diversos tamanhos e formas, podendo ser aplicada na indústria naval, tanto nas hélices do motor quanto no casco da embarcação;
  • Aviação, estando presente inclusive nos maiores e mais leves aviões do mundo;
  • Recipientes para inúmeras finalidades ou objetos de grande exposição na água,     como pranchas de surf, piscinas e caixas d’água.
  • Na construção civil, a fibra de vidro pode substituir o ferro no concreto armado, conferindo uma construção igualmente resistente e com maior durabilidade.
  • Na fabricação de telhas e até mesmo no seu interior, como nas banheiras.
  • No acabamento com gel coat (resina de poliéster), que confere ainda mais proteção à fibra, além de efeito visual interessante devido à aparência brilhante apresentada.

A listagem de itens confeccionados utilizando a fibra de vidro é realmente vasta e atende a necessidades diversas, nos fatores econômicos, de segurança e de qualidade.

E você, conhece algum produto fabricado com fibra de vidro? Compartilhe suas experiências ou tire suas dúvidas nos comentários!

SC Compósitos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *